terça-feira, 29 de maio de 2012

Dinamismo, Competência e Criatividade - Aprenda a Administrar

Em um dia ele fez 18 anos, no outro já estava registrando sua empresa.

Táiguel Rievers, hoje com 19, não tinha qualquer dúvida sobre a vontade de montar um negócio de produção de acessórios. Desde os 12 já fazia bijuterias, mas não tinha noção alguma de administração.

A passagem pelo programa miniempresa, da Junior Achievement, resolveu o problema. “Sempre fui muito curioso e gostei de vender. Tinha vontade de ter minha empresa, mas só sabia produzir.

O miniempresa é um curso prático. Se todo empresário bem-sucedido passa alguma dificuldade no negócio, temos ali um simulador de empresa. Se vemos as dificuldades ali, evitamos repeti-las no nosso negócio.”

Desde 2008, quando passou pelo programa na Fundação CDL, onde era menor aprendiz, Táiguel fez uma série de cursos de aperfeiçoamento. Das bijuterias do passado tornou-se um designer de joias e semijoias, vendendo de 200 a 300 peças por coleção. Ele trabalha sozinho, terceirizando alguns serviços. Começou devagar, mas vê grandes possibilidades de crescer. A médio prazo, quer abrir um showroom. “Os clientes estão aumentando e, se o trabalho é bom, ele vende. Com o tempo, as pessoas estão me conhecendo. Meu sonho agora é consagrar minha marca”, adianta.

Táiguel teria montado seu negócio mesmo se não tivessse passado pelo miniempresa, só não sabe se teria dado certo. Isso porque a metodologia do programa é completa e permite aos participantes vivenciar em 15 semanas a realidade de uma empresa de verdade. “Por meio de uma experiência prática, ensinamos aos jovens noções de mercado de trabalho. Eles introjetam conceitos que, certamente, farão deles funcionários mais eficientes ou com a noção do que é ser um empreendedor. Nossa ideia é consolidar uma cultura empreendedora”, defende Wilma Resende Araújo Santos, diretora-superintendente da Junior Achievement.

ORIENTAÇÃO Segundo Kátia Borges, diretora-executiva da Junior Achievement Minas Gerais, as escolas precisam se inscrever para participar. As públicas têm preferência, mas as particulares que conseguem patrocínio também são atendidas sem custo. O programa é direcionado a alunos do 2º ano do ensino médio, que, por quatro meses, durante três horas e meia semanais, aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, sempre acompanhados por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. “As empresas precisam de profissionais empreendedores, que trabalhem como se a empresa fosse seu próprio negócio. Para nós, empreendedor é dono de empresa ou de si mesmo. O importante é trabalharmos na orientação de carreiras.” 

Serviço
Táiguel Rievers Acessories
(31) 9108-8283

Junior Achievement Minas Gerais
(31) 3249-1647
www.jamg.org.br

Fonte: Estado de Minas - Negócios e Oportunidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário