segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sustentabilidade em moda

Foi realizado no dia 12 de Abril no Hotel Mercure, um evento promovido pela Band News, sobre o tema “Sustentabilidade”. Universitários, professores, empresários e profissionais liberais participaram do ciclo de palestras.


Giovanni Peres, faz parte da Associação Brasileira de Supermercados (AMIS) - entidade que comemora em 2011 40 anos - apresentou a contribuição dos supermercados com a “Campanha Sacola Plástica nunca mais”, que inicia no próximo dia 18 de abril.

Outras ações já acontecem nos supermercados como:

- descarte de baterias e pilhas
- descarte de óleo de cozinha
- descarte de materiais recicláveis

A sacola de polietileno, que demora 400 anos para desintegrar, a sacola biodegradável que se desintegra em 6 meses, ( mesmo assim danoso para a terra e aos alimentos, pois ao desintegrar-se forma um pó prejudicial), estão fora de circulação em Minas.

Toda a preocupação da cadeia de supermercados foi mostrada pela imprensa, a parceria do Verdemar com o estilista Ronaldo Fraga, na criação de sacolas retornáveis, criadas com exclusividade e lançadas em desfile de moda no shopping Diamond Mall. Na ocasião, foram vendidas 110 mil sacolas, esgotando todo o estoque.

O palestrante Maurício Petenusso, gerente de sustentabilidade da Itambé, mostrou que a Itambé é uma empresa sustentável.

“Produzir para satisfazer as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras”, ressaltou em discurso.

Já a palestra de Luciana Marques da Band News, teve o tema “Sustentabilidade: O que você tem a ver com isso?”. Ela sugeriu a troca dos três R’s: Reciclar, reduzir e reutilizar, por repensar, recriar e relacionar.


Luciana Marques
 O risco que o planeta vem enfrentando também foi parte da pauta de Luciana Marques. Passando pelos temas, crise global, estratégias e educação x cidadania.

Moda

Reforçando que moda é um reflexo contemporâneo, não se pode separar os termos moda/conceito. Por esses motivos foi colocado em questão os novos métodos de se fazer moda.

Tecidos reciclados, desenvolvidos através da levedura de cerveja, calçados com pele de galinha, bolsas de saco de cimento, energia cinética, energia do próprio corpo, utilizada em pistas de dança na Europa.

O tema trouxe muitas dúvidas e o tempo ficou muito curto para tantas perguntas elaboradas pelos participantes que sugeriram outros encontros para os esclarecimentos.

Eliane Silveira, Angela Sampaio, Ivete Dantas(Equipe Coopermoda) e Luciana Marques (BandNews) 

Fonte: http://www.coopermoda.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário