sexta-feira, 2 de julho de 2010

A MODA MINEIRA SE FORTALECE PARA COMPETIR E SE REPOSICIONAR NO MERCADO BRASILEIRO

Atendendo uma das principais reivindicações do segmento da moda mineira o Governador Antonio Augusto Anastasia anunciou no último dia 23 a redução do ICMS – Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços de 12% para 7% para a indústria mineira de confecções. Com esse benefício fiscal as indústrias mineiras poderão competir em melhores condições com as indústrias dos outros estados e também em relação aos produtos importados. Estima-se que ocorrerá um recuo de até 8% nos preços para o consumidor.

Tal medida beneficia toda cadeia produtiva da moda que tem um papel extremamente relevante na economia mineira do ponto de vista da geração de emprego, trabalho e renda para a população, aproximadamente 250.000 postos de trabalho.

A referida medida do governo do estado também atendeu uma das reivindicações resultantes do evento “Visita Técnica ao Caminho da Moda de BH”, realizado no último dia 06 de maio pela Coopermoda – Cooperativa dos Profissionais em Negócios de Moda e que teve como promotora a Fetrabalho MG – Federação das Cooperativas de Trabalho de Serviços e de Produção de Minas Gerais. O objetivo do evento foi conhecer a realidade do pólo de moda de Belo Horizonte, no tocante a sua estrutura, diversidade, importância econômica e social, dificuldades e desafios, de modo a subsidiar estudos e propostas para a formulação de políticas públicas de estimulo e apoio ao seu crescimento e desenvolvimento. O evento inovador e qualitativo contou com a participação das seguintes instituições: OCEMG – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais; SEDE – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; FETRANSCOOP MG – Federação das Cooperativas de Transportes de Minas Gerais; SEBRAE MG; FECOMERCIO MG – Federação do Comércio de Minas Gerais; PMMG – Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e CDL-BH – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.

Cabe ressaltar ainda que na última assembléia geral do Fopemimpe – Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais, presidido pela Subsecretária Marilena Chaves da SEDE – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, realizada no mês de maio, também por iniciativa da Coopermoda e com o apoio da Ocemg, entidade que integra o Conselho Deliberativo do referido fórum, foram discutidas e apresentadas propostas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do setor de moda.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetrabalho MG/ COOPERMODA

Nenhum comentário:

Postar um comentário