sexta-feira, 29 de abril de 2011

Para esquentar e enfeitar

Lenços, écharpes, cachecóis e xales são opções para dar charme às produções de Outono e Inverno


Com a chegada do Outono e a aproximação do Inverno, as temperaturas caem, e o guarda roupa passa por uma verdadeira transformação. As peças mais leves e decotadas dão lugar às produções mais quentinhas, com casacos, blazers e golas, além, claro, dos acessórios usados no pescoço, que já viraram hit da estação. Eles fazem diferença em qualquer produção. São lenços, écharpes, cachecóis e xales, itens obrigatórios para quem deseja incrementar uma roupa mais séria, casual ou dar um charme extra aos looks de festa, que merecem cuidado especial para não perder a delicadeza e o requinte.


Os de tecidos mais grossos, como a lã, servem para esquentar, aqueles feitos de seda ou cetim, por exemplo, mais leves, compõem também roupas mais básicas em dias de temperatura mais alta. Basta conhecer as diferenças entre os acessórios e saber usá-los, combinando texturas, cores e estilos. Quem ensina tudo e dá dicas valiosas para não errar na temporada é a stylist Ticha Ribeiro, que sugere o modelo certo para cada ocasião e tipo de roupa.

A écharpe é um tecido comprido em formato retangular feito, geralmente, de material fino, como a seda e o cetim. Normalmente, é usada para compor a produção e destacar o colo ou pescoço e, por ser leve, não serve para aquecer. "Pode ser usada amarrada no pescoço ou jogada sobre os ombros", ensina Ticha. A variação, conhecida como pashmina, é, na verdade, feita com o tecido de mesmo nome, uma lã cashmere muito fina e delicada. Lenços são, genericamente, quaisquer pedaços de tecido em formato definido, geralmente quadrado, que vão bem enrolados no pescoço. Eles podem ter tamanhos, tecidos e estampas diferentes e casam com quase todo look, basta saber combinar.

Os cachecóis são, de maneira geral, feitos de tecidos mais grossos, como a lã, e servem para aquecer, pois são mais pesados e volumosos. O xale, segundo a stylist, é bem característico e fácil de ser identificado. "São mais longos e geralmente usados como um triângulo sobre os ombros. Lembram muito as tendências espanholas e geralmente têm franjas, que dão um charme ainda mais especial", explica.

Os lenços são os acessórios mais usados, pois podem enfeitar uma peça básica, como as regatas, t-shirts e vestidos, ou compor um look mais caprichado com casacos, por exemplo. Além disso, são versáteis, pois podem ser amarrados de diversas formas e multiplicar as possibilidades de uma mesma produção. Os menores, do tamanho de uma bandana, ficam bem se forem dobrados na diagonal e amarrados para trás, na nuca, com o bico virado pra frente, estilo cowboy. A sugestão vale tanto para homens quanto para mulheres e combina com regatas, vestidos e camisetas.

Os de tamanho maior ficam melhor se amarrados para trás, com o bico para frente, preso com duas voltas e com o nó para frente, escondido sob o bico. Esse tipo de lenço muitas vezes tem estampas e tons mais clássicos e combinam com roupas mais sociais. "As produções de trabalho ficam ainda mais charmosas se recebem um lenço bacana, que muda totalmente a cara de uma roupa mais simples", completa Ticha.

Mas ela faz ressalvas. Apesar da liberdade de escolha e das dezenas de possibilidades de uso e de modelos, se houver volume nos ombros, por exemplo, que são tendência nesta temporada, esqueça os acessórios no pescoço ou aqueles jogados sobre os ombros. "A ideia é usar justamente para chamar a atenção e destacar uma produção, cobrir alguma parte exposta ou aquecer. Se já existe um ponto da produção que chame mais atenção do que o restante, abra mão desses acessórios", enfatiza a stylist. Nesses casos, se estiver muito frio, prefira modelos de cachecol mais finos e menos volumosos ou lenços mais discretos e justo no pescoço.

Outra opção que também deve aparecer nas produções invernais são as golas falsas que fazem o papel das golas rolês e também podem substituir os cachecóis. O acessório vai bem com blazer e blusas com decote redondo, mais baixo. Mas, atenção, baixinhas ou pessoas com pescoço muito curto. O acessório pode prejudicar o visual e deixar a silhueta ainda mais encurtada. Use preferencialmente se tiver pescoço longo.

Para os dias mais frios, prefira cachecóis e xales quentinhos, que aquecem e enfeitam. Uma das opções de uso é dobrar em dois, envolver o pescoço e passar as pontas por dentro da dobra. Para não ficar muito justo no pescoço, ajeite ao longo do colo para que o acessório fique mais "gordinho" e não tão longo. O cachecol também pode ser enrolado sem deixar pontas à vista. Fica bem alto e cheio e combina usado por dentro de casacos e blazers. O xale deve ser sempre posicionado de forma que uma parte fique para trás do corpo e posicionado levemente sobre os ombros.

Use também nas produções com peças mais leves

Ao contrário do que imaginamos, é possível, sim, incrementar as produções mais fresquinhas com acessórios que tem cara de Inverno. Não é uma regra usá-los apenas em dias frios. De acordo com Ticha, roupas leves, como vestidos e regatas, podem ser valorizadas com lenços amarrados em volta do pescoço ou écharpes sobre os ombros.

"Nós que moramos no Brasil, costumamos ter invernos mais brandos, e, por esse motivo, esses acessórios acabam se tornando, na verdade, uma maneira de proteger do vento e incrementar a produção", diz. Se a roupa é leve ou decotada, ou o look tem short e regata, não tem problema, pratique o bom senso e escolha uma peça mais simples de tecido mais despojado; vale xale, écharpe ou lenço. A dica da stylist é saber combinar para fazer uma produção equilibrada e harmônica.

"Além da praticidade, de poder carregar dentro da bolsa, por exemplo, esses acessórios mais leves permitem uma composição legal também com roupas de festa que, geralmente, são mais finas e perdem o charme se combinadas com casacos. Nesses casos, a sugestão é apostar em tecidos finos e delicados e preferir o acessório jogado sobre os ombros, somente para dar charme e não deixar o corpo tão exposto", ensina.

Fonte: Jornal Hoje em Dia - Patrícia Santos Dumont - 28/04/2011

terça-feira, 26 de abril de 2011

Moda Mineira em Evidência

Foi apresentada no lançamento da coleção da multimarcas Nilce & Maria, pela jornalista e consultora de moda Beth Caetano a tendência da moda mineira da Coleção Outono/Inverno 2011.


        
 
         
                                                                                
                



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sustentabilidade em moda

Foi realizado no dia 12 de Abril no Hotel Mercure, um evento promovido pela Band News, sobre o tema “Sustentabilidade”. Universitários, professores, empresários e profissionais liberais participaram do ciclo de palestras.


Giovanni Peres, faz parte da Associação Brasileira de Supermercados (AMIS) - entidade que comemora em 2011 40 anos - apresentou a contribuição dos supermercados com a “Campanha Sacola Plástica nunca mais”, que inicia no próximo dia 18 de abril.

Outras ações já acontecem nos supermercados como:

- descarte de baterias e pilhas
- descarte de óleo de cozinha
- descarte de materiais recicláveis

A sacola de polietileno, que demora 400 anos para desintegrar, a sacola biodegradável que se desintegra em 6 meses, ( mesmo assim danoso para a terra e aos alimentos, pois ao desintegrar-se forma um pó prejudicial), estão fora de circulação em Minas.

Toda a preocupação da cadeia de supermercados foi mostrada pela imprensa, a parceria do Verdemar com o estilista Ronaldo Fraga, na criação de sacolas retornáveis, criadas com exclusividade e lançadas em desfile de moda no shopping Diamond Mall. Na ocasião, foram vendidas 110 mil sacolas, esgotando todo o estoque.

O palestrante Maurício Petenusso, gerente de sustentabilidade da Itambé, mostrou que a Itambé é uma empresa sustentável.

“Produzir para satisfazer as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras”, ressaltou em discurso.

Já a palestra de Luciana Marques da Band News, teve o tema “Sustentabilidade: O que você tem a ver com isso?”. Ela sugeriu a troca dos três R’s: Reciclar, reduzir e reutilizar, por repensar, recriar e relacionar.


Luciana Marques
 O risco que o planeta vem enfrentando também foi parte da pauta de Luciana Marques. Passando pelos temas, crise global, estratégias e educação x cidadania.

Moda

Reforçando que moda é um reflexo contemporâneo, não se pode separar os termos moda/conceito. Por esses motivos foi colocado em questão os novos métodos de se fazer moda.

Tecidos reciclados, desenvolvidos através da levedura de cerveja, calçados com pele de galinha, bolsas de saco de cimento, energia cinética, energia do próprio corpo, utilizada em pistas de dança na Europa.

O tema trouxe muitas dúvidas e o tempo ficou muito curto para tantas perguntas elaboradas pelos participantes que sugeriram outros encontros para os esclarecimentos.

Eliane Silveira, Angela Sampaio, Ivete Dantas(Equipe Coopermoda) e Luciana Marques (BandNews) 

Fonte: http://www.coopermoda.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de abril de 2011

OS CINCO PERFIS DO CONSUMIDOR DA MODA PRIMAVERA-VERÃO 2011/2012

✮CONTEMPORÂNEO: Tem base nos grandes centros urbanos; o produto por si só não basta, é necessário algo mais, como a emoção, o conhecimento da origem da peça ea mensagem subliminar que ela apresenta. Propostas incluem formas amplas, desabadas e confortáveis; calças são peças protagonistas, nota-se o retorno do comprimento midi em saias e vestidos. Pequenas explosões de cores pincelam a usual cartela de neutros, com destaque para laranja e coral. (Por Marcos Hamerski)

✮ESPORTIVO: Na ordem do dia, a sustentabilidade evoca a busca pelo bem-estar e por uma nova oxigenação para corpo e mente. A conscientização por um consumo mais equilibrado nos encaminha a atmosferas simbólicas em relação aos elementos essenciais: terra, fogo, água e ar. Os produtos contêm ainda design, funcionalidade e poesia. Linhas fluídas, formas ergonômicas, amplas e arejadas. Simples, mas elaboradas. Cores inspiradas na natureza remetem a toques quentes e aspectos caramelizados. (Por Valéria Feldman e Walter Vicente Ferreira)

✮IRREVERENTE: Criador de sua própria personalidade e identidade, o irreverente não usa máscaras: mostra seu eu, diz a que veio, sem limites e sem medo. Liberdade é sua paixão, passeia por vários estilos,mistura todos eles no mesmo look. Estruturas, amarrações e sobreposições transformam moda em diversão. Exageros kitsch aparecem em calçados e acessórios. Abusam de azul, vermelho, laranja e verde. (Lisyane Arize e Elí Guedêlha)

✮ROMÂNTICO: É da natureza que surge a nova atitude romântica para o verão 2012. A beleza imperfeita encontrada nas formas que circulam no nosso universo, as flores, os pássaros, os insetos, serve de inspiração para as estampas e cartela de cores.A atmosfera retrô presente nas passarelas internacionais remete a memórias dos anos 1950, cartões-postais, fotografias, ao fazer manual com crochês e rendas. Mistura de tecidos. Uso da alfaiataria também em peças corriqueiras, como bermudas. (Por Cristina Rejane F. Silva e Doris Lisboa)

✮SENSUAL: Mistura influências dos anos 1970, uma brisa do mediterrâneo e toques de orientalismo. Silhuetas ajustadas, vestidos curtos, drapeados, franjas, penas, fendas e decotes, calças skinny e legging são usadas em superproduções. Rendas, transparências, tecidos fluidos e leves. Saias longas e amplas e blusa cigana garantem simplicidade ousada. Mix de cores contempla azul, laranja, rosa velho, verde, roxo e vermelho. Bichos: onça, leopardo e cobra criam atmosfera ainda mais sensual. (Por Denise  Bernades e Marlucia Santos).

Fonte: Jornal Estado de Minas - 17/04/2011

terça-feira, 19 de abril de 2011

8ª Edição MTP - "Oxigênio" Primavera/Verão

Minas Trend Preview mostra Primavera/Verão 2012 de 11 à 14 de maio em Belo Horizonte.
Consolidado no calendário nacional como o principal evento de pré-lançamento de moda do país, o Minas Trend Preview já tem data marcada para sua 8ª edição. De 11 a 14 de maio, cerca de 300 marcas estarão lançando suas coleções para a temporada Verão 2012. Entre as novidades estão o crescimento de 48% no número de expositores e também o local, que agora será o Expominas. O estilista Ronaldo Fraga continua como diretor criativo do evento mas a equipe responsável pelos desfiles individuais mudou: o diretor de desfiles será Ruy Furtado e o make-up & hair ficará por conta de Robert Estevão. A produção executiva dos desfiles está agora sob comando do Grupo Ode.

Nesta edição, o tema do evento é “Oxigênio”. Segundo Ronaldo Fraga, não se trata do oxigênio em si. “Refiro-me a tudo que nos mantêm vivos, a algo que tem valor mas não tem preço. Paixão, amor, alegria, memória, desejo, generosidade, fartura, afeto...”, explica, completando que essa temática possibilita um amplo universo para pesquisa de moda.
Além dos estandes com as mais importantes e tradicionais empresas do setor de vestuário, calçados, bolsas, acessórios e jóias, os visitantes do evento terão área de convivência com espaço para os patrocinadores, espaço para compradores, restaurantes, sala de imprensa e sala de desfiles com capacidade aproximada para 800 lugares. O evento é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Expositores:
Absinto
Alessa
Arte Sacra
Artsy
Áurea Prates
Aysle
Bárbara Bela
Baton Blue
Benvenuta
Blue Banana
Calmoni Shirt
Carina Duek
Cavalera
Chantik
Chicletes com Guaraná
Chouchou
Cila
Condotti
Cosh
Coven
Cristine Ban
Cyann
Divina Pele
DTA
Eliana Queiroz
Eliane Matos
Eme Per Me
Emporio Anna
Engenharia da Roupa
Fabiana Milazzo
Faven
Fruta Cor
GIG
Graça Ottoni
Jefferson Kulig
Juju Costa
Karola
Lígia Nogueira
Mabel Magalhães
Madrepérola
Maria Garcia
Nana Kokaev
Patachou
Patogê
Patrícia Bonaldi
Patrícia Motta
Primeira Etapa
Printing
Raiz da Terra
Reffinata
Regina Salomão
RK Denim
Solli
Squadro
Thais Menezes
Têca
Teia
Tidda
Ton Âge
Última Hora
Uma
Victor Dzenk
Vivaz
W/M.Rodarte

Evento: Minas Trend Preview – Primavera/Verão 2012
Data: 11 a 14 de maio de 2011
Local: Expominas – Avenida amazonas, 6030 – Bairro Gameleira – Belo Horizonte – MG
Mais informações: http://www.minastrendpreview.com/