terça-feira, 30 de novembro de 2010

Varejo deve obter recorde no Natal

Diretores e conselheiros do IDV anunciam recorde nas vendas do varejo de Natal
O Natal de 2010 deve ser o melhor dos últimos tempos para o varejo brasileiro, segundo revela o Índice Antecedente de Vendas (IAV-IDV), divulgado em 24 de novembro pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

O resultado positivo é fruto de um estudo que foi realizado com as 35 empresas associadas da Entidade, entre elas, redes de vestuário como Renner, Riachuelo e MMartan. De acordo com os varejistas consultados, a expectativa é de que as vendas de fim de ano avancem um percentual de dois dígitos em relação ao mesmo período de 2009, sendo 11,8% em novembro e 11,1% em dezembro. Se as projeções se confirmarem, o varejo deverá registrar crescimento real de 7,8% em 2010, a maior taxa desde 2007.

Outro indicador otimista para o setor é o volume de empregos gerados. Para este fim de ano, empresas do ramo pretendem contratar 92 mil pessoas para ocuparem cargos temporários dentro destas companhias. O número corresponde a 27% do total da força de trabalho das 35 varejistas que fazem parte do IDV.

Mesmo impulsionado pelo aumento da renda dos consumidores e expansão do número de pessoas no mercado de trabalho, o varejo de vestuário, que está classificado entre os bens semi-duráveis, deve ter um crescimento moderado para os próximos meses. Segundo os indicadores do instituto, as vendas de itens com essa classificação, que além de roupas também insere livros, obterão um acréscimo de 8,8% em novembro e 7,7% em dezembro.
Fonte: ABIT

Inverno 2011 - o contraste entre a força e a delicadeza

The Trend Scout apresenta cartela de cores e tendências para o Inverno 2011 com fotos de vitrines direto de Londres

Para The Trend Scout, esta estação demonstra ironia e contraste. Por exemplo: o feminino da renda com masculino do look militar, a combinação do sapato esportivo de hiking com o salto alto.

Em termos de cores, preto e branco ainda aparecem nas ruas e vitrines, mas nesta estação a adição da cor “camel” com o preto aparece em muitas lojas e coleções.

Talvez, como uma reação a tanto detalhe e drapeado da estação passada, nesta estação o look minimalista também aparece com força total.

As tendências mais fortes para Inverno são:

- Rendas e detalhes em renda

- Anos 50/60 (influência do show Mad Men)
- Sapatos de “hiking” com salto plataforma
- O look militar (ainda forte, tendo sobrevivido três estações seguidas)
As cores do inverno são:
- Camel
- Vários tons de marrom
- Cores “esfumaçadas”
- Cores de jóias e pedras preciosas

No Inverno 2011 destaque para a cor “Camel”
Sobre a The Trend Scout

Para que uma coleção seja relevante para seus consumidores é importante que a indústria da moda perceba o que está acontecendo no mundo, principalmente em Londres, um dos centros mundiais da moda.

Uma viagem para Londres pode custar muito e não ter sucesso caso não se conheça os lugares onde realmente a moda acontece e é relevante. Para isso, a The Trend Scout identifica e analisa as atuais e futuras tendências ,gerando relatórios de acordo com as necessidades do cliente. Uma solução vantajosa, econômica e altamente personalizada.

No Brasil, a agente representante da The Trend Scout, Claudia Castellan, elabora junto ao cliente as necessidades de pesquisa e informação sobre moda. Esse briefing é enviado a Londres e pode ser trabalhado em três vertentes:

1) Pesquisa: análise das mudanças de mercado para determinar as “macro tendências” da moda e o estilo de vida do consumidor. Para desenvolver essa análise, os profissionais da The Trend Scout realizam visitas freqüentes às lojas e fotografam os produtos relevantes.

Onde são feitas as pesquisas:

Nas lojas: a equipe visita as mais conceituadas lojas em Londres e cataloga novos estilos, modelos, estampas, visual merchandising, etc. A partir daí, produz relatórios do que é tendência.

Nas ruas: a equipe acompanha a moda e as tendências nas ruas mais “trendy” de Londres e fotografa os fashionistas mais influentes para que o cliente possa estar a par da moda usada no dia a dia. As imagens são enviadas por e-mail junto a um relatório;

Nas revistas: compilação das principais publicações de moda da Europa e preparação de relatórios detalhados com clippagem das matérias;

Nas vitrines: relatórios fotográficos detalhados das principais vitrines de Londres. Nesse caso, a assinatura pode ser mensal, utilizando os relatórios existentes ou pode ser feito o desenvolvimento de relatórios específicos.

2) Análise: Identificação das principais tendências de cor, tecido, forma, modelagem e influência de design a partir da pesquisa realizada.

3) Visitas Guiadas: os profissionais da The Trend Scout acompanham seus clientes em visitas às lojas de Londres orientando a pesquisa de mercado.

Os relatórios sobre as tendências de varejo são complementados com uma extensa cobertura do setor na Internet, incluindo novas tecnologias de comércio on-line e as questões atuais que têm impacto na área do varejo.

Entre os clientes atendidos pela The Trend Scout estão: Tommy Hilfiger, Gap Kids, DKNY Home, Victoria’s Secret, Aeropostale, Fila, Jones NY, Nike, Liz Claiborne, entre outros.

Outros serviços oferecidos pela The Trend Scout:

- Compra de peças e envio para o Brasil para análise

- Desenvolvimento de estampas digitais em rapport para tecidos e superfícies variadas. A The Trend Scout conta com um acervo de mais de 4 mil estampas em seu catálogo.

A Equipe

No Brasil:

Claudia Castellan atua na área de moda há mais de 15 anos. Ex executiva de Zoomp, Hering, Reinaldo Lourenço e outras empresas conceituadas. Pós graduada em Madrid em Marketing de Moda e pela Faculdade Getúlio Vargas em Varejo. Especializou-se em Private Label e pesquisa de mercado e lecionou no SENAC. Faz produção de moda para comerciais, desfiles e revistas como Vogue Espanha e Portugal, aplica treinamento de vendas e atende clientes corporativos e pessoais em consultoria de imagem.Palestrante e autora de artigos da área.

Em Londres:

Luisa Kos têm mais de 12 anos de experiência em moda, tendo trabalhado como sênior designer e art director para marcas como Shop 126, Company, Folic, no Brasil, em Nova Iorque para Bloomingdale’s e em Londres para a Arcádia Group (Topshop, Dorothy Perkins), Elle Magazine. Como consultora, trabalhou para French Connection, Space NK, entre outros. Em parceria com Robert Cassidy, criou o blog de moda de rua The Style Scout.

Robert Cassidy é consultor de marketing e comunicação. Trabalhou na Inglaterra e Estados Unidos para marcas como Giorgio Armani, Wallpaper Magazine, Saks Fifth Avenue, Barneys New York, Bergdorf Goodman, Burberry, Asprey, The Financial Times, entre outros. Ao lado de Luisa Kos deu início, em 1994 a The Trend Scout e Hazelnut Studio, studio de design de estampas.



Assessoria de Imprensa: THAI Comunicação

Camila Luizzi – camila@thaicomunicacao.com.br

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

MTP encerra 7ª edição como evento chave do calendário de moda nacional

As mais de 12 mil pessoas que passaram pelos 12 mil m² de área do evento em Alphaville, na região metropolitana de Belo Horizonte, são um reflexo de mais uma bem sucedida edição do Minas Trend Preview, encerrado no sábado, dia 6 de novembro.

Em sua 7ª edição, o evento contou com as presenças de 600 compradores vips, e outros 5.700 compradores espontâneos e convidados. Além disso, o MTP trouxe mais de 600 jornalistas, entre imprensa local, nacional e internacional que acompanharam as criações de 200 expositores para Outono/Inverno 2011.

Para organizadores e marcas, o evento cresceu não só em estrutura, como também em negócios. A grande maioria dos expositores registrou um crescimento que variou entre 30% e 40%, em relação ao Outono/Inverno de 2010.

Com assinaturas de peso, o MTP começou em grande estilo na noite de abertura, que, como em outras edições, contou com a criação de Ronaldo Fraga. Explorando o tema da edição, “Corpo Moda Copo”, o estilista criou uma cenografia que transformou a Serraria Souza Pinto, no centro da cidade, num grande baile.

Todo espaço foi iluminado com globos de espelho, mandalas de sapatilhas e pernas de bailarinos em “tchus tchus” gigantes e uma passarela com 400 metros quadrados. Na abertura estiveram presentes os artistas Arnaldo Antunes, Murilo Benício, Mariana Ximenes, Priscila Fantin, Elke Maravilha, Elza Soares, Gorete Milagres, o apresentador Max Fivelinha, o governador de Minas Antônio Anastasia e o prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda

Ronaldo Fraga explica que se inspirou no corpo como instrumento da moda e nos 35 anos do Grupo Corpo. “Só em Minas podemos realizar um evento de moda tão autoral, mais do que negócios e roupas, a moda mineira vende cultura”, diz.

Consolidado como um dos maiores e mais importantes eventos de moda do país e único de preview, o MTP trouxe à sua 7ª edição grifes como Cavalera, Fause Haten, Neon, Samuel Cirnansck e UMA. Além disso, a passarelas recebeu desfiles memoráveis de grifes mineiras como Mary Design, Apartamento 03, Chiclete com Guaraná, entre outras que apresentaram em primeira mão uma prévia de suas criações para o Outono/Inverno 2011.

“O Minas Trend Preview é como a ponta de um iceberg, apresentando algumas das mais importantes e tradicionais empresas do setor de vestuário, calçados, bolsas, acessórios e joias. Sua realização traz o foco da atenção de compradores nacionais e internacionais para a nossa indústria”, comparou o presidente da Fiemg, Olavo Machado Jr.

Já o evento montado em Alpahville contou com duas grandes tendas, onde ficaram instalados os lounges da Fiemg, Revista Elle, Vogue, site Chic, Espaço Blog HC e Procter & Gambler, além de espaço para compradores, restaurantes, sala de imprensa e duas salas de desfiles com 500 lugares cada.

Na produção, foram 4 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e produzido pela B/Ferraz e Pazetto Events Consulting, o MTP reuniu os melhores profissionais do mundo da moda.

As fotos de passarela foram produzidas por Márcio Madeira e as de backstage por Gianfranco que clicaram beldades como Renata Kuerten, Carol Franchini, Aline Weber, Viviane Orth, Bárbara Berger, Alex Schultz e a mineira Carmelita Mendes.

Na direção artística esteve Carlos Pazetto, o make-up contou com a marca de Ricardo dos Anjos e Mauricio Paranhos cuidou do casting. Juntos, eles foram responsáveis por todos os looks vistos nos 21 desfiles individuais que aconteceram nas passarelas do Minas Trend Preview edição Outono/Inverno 2010/11, encerrados na sexta, 5, com um contagiante desfile da marca Neon, do estilista Dudo Bertoline.

MINAS GERAIS: UMA POTÊNCIA FASHION

Minas Gerais conta hoje com cerca de sete mil empresas do segmento de moda que empregam mais de 160 mil trabalhadores. Juntas, faturam anualmente R$ 1,4 bilhão.

Para Machado Jr, mais que um evento consolidado pela importância que tem para o segmento de moda, o MTP se tornou um ícone para a Fiemg e para a indústria mineira. “Cada edição do evento é ansiosamente aguardada por fabricantes, compradores e consumidores, bem como por outros setores da indústria local, pois sua realização traz compradores, executivos e suas mulheres ampliando as oportunidades de negócios”.

Para ele, o setor de confecções, tradicional segmento gerador de empregos diretos e indiretos, consumidor de produtos e serviços de outras áreas e forte utilizador de insumos nacionais, funciona como uma mola que impulsiona não só este mercado, mas toda a economia mineira.

A próxima edição do Minas Trend Preview já tem data definida e acontecerá novamente em Alphaville, entre os dias 11 e 14 de maio de 2011.
Fonte: Site Minas Trend Preview



Confira algumas fotos que fiz durante o evento.

Minhas clientes de Cuiabá Dalma e Daniela

Martinha - Sindivest

Minha amiga Miriam


Sandra Costa - Consultora de Moda em Brasília e minha cliente Mônica Prado


Dulce Sampaio - Coopermoda

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Apostas de Minas para o inverno 2011

Entre os dias 03 e 06 de novembro diversas marcas brasileiras, incluindo grandes nomes do circuito nacional como Neon, Samuel Cirnansck e Cavalera apresentaram pré-coleções de inverno 2011 na sétima edição do Minas Trend Preview, evento que acontece em Belo Horizonte duas vezes ao ano e une passarela e negócios, em salão para expositores que desta vez trouxe mais de 200 participantes.
Confira as aportas das grifes mineiras para a próxima estação.

A estampa animal é hit certo do verão 2011, principalmente nos sapatos e nas bolsas.
Franjas em look total ou detalhes. Aposta certeira.

Patrícia Motta

Alfaiataria ampla, com a calça de boca larga. Finalmente as skinnys perdem espaço (mas não desaparecem) e as calças ao estilo pantalona e boca de sino aparecem .

Blue Banana

Apto 03

O couro aparece em versão opaca e metálica, nas mais variadas cores, do clássico preto ao nude e até em versão metálica, como na calça glam apresentada pela marca mineira Patricia Motta.

A onda Chewbacca na moda continua. Vale ter pelo no casaco,na bolsinha, no colete...

Faven

Patrícia Motta

Tons pele. O nude nunca esteve tão da cor da pele. A mistura do bege clarinho com branco também é uma proposta interessante, ótima para o inverno no Brasil, como foi conferido nas marcas Última Hora e Aurea Prates. A renda com nude tem efeito incrível para uma roupa de festa.

Blue Banana

Saia longa. Já está com tudo no cenário fashion internacional e por aqui os vestidões vêm para ficar. Ótimo o modelo apresentado pela marca Blue Banana, na coleção inspirada na Turquia.

Blue Banana

Chicletes com Guaraná

Pegada escocesa. As kilts e xadrezes escoceses chegam com força na próxima estação fria.

Chicletes com Guaraná

Trench-coat como vestido. O casaco vira vestido e é usado com botas, oxford, com ou sem meia-calça e sempre com a cintura bem marcada por cinto grosso. Arrasa!

Chicletes com Guaraná

Fonte: IG

Fotos Márcio Madeira

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Abertura do MTP reverencia a simbiose entre corpo e moda

A abertura da edição ModaCORPOModa do Minas Trend Preview trouxe desfile, performance e dança para o deleite dos convidados ontem, na Serraria Souza Pinto em Belo Horizonte. Projeções com cenas célebres de espetáculos do Grupo Corpo se misturaram às modelos, que desfilaram em uma extensa passarela quadrada - bem minimal, de inspiração japonesa, deixando espaço para a visualidade impactante das projeções.

As modelos usaram segundas-pele nude por baixo das roupas, impressas com os nomes dos diversos espetáculos que marcaram a história do Grupo Corpo. As roupas apresentadas foram curadas por Ronaldo Fraga, com styling de Daniel Ueda - e representam uma larga amostra das marcas que participam da feira de negócios que se inicia hoje no Alphaville.

Para o Inverno 2011 podemos esperar predominância de neutros como cinza, bege e café, a presená clássica do preto e branco, e o impacto dos total looks em vermelho. As lãs e peles aquecem os corpos para o Inverno, mas tecidos leves como tule e organza também aparecem, em camadas texturizadas e tridimensionais. A animal print se consolidou como aposta definitiva da estação, tanto em looks dia quanto noite. O artesanal é celebrado nas rendas negras, que compuseram alguns dos melhores looks do desfile, e nos tricôs texturizados. As sedas e o tafetá aparecem nos looks étnicos, marcados por sobrebosições e clash de estampas









Fonte Minas Trend Preview

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Inverno 2011 - Minas Trend Preview

Mais uma vez o Minas Trend Preview dá o start para a próxima estação. Começa no próximo dia 02 a 7ª edição do evento.
Moda, Corpo, Moda, uma homenagem aos 35 anos do Grupo Corpo, será o tema dessa edição. A curadoria será do estilista Ronaldo Fraga e a abertura nesta terça-feira, na Serraria Souza Pinto. O desfile conceito terá a participação de 20 grifes. O salão de negócios será mais uma vez realizado no Alphaville, Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. Estarão presentes 166 marcas de vestuário, bolsas e calçados, jóias e bijuterias. Acontecerão ´no meso local palestras temáticas e desfiles individuais, em line up que inclui de Samuel Cirnansck a jovens talentos como Luiz Claudio da Apartamento 03.
Confira o Line up dos desfiles no Alphaville

03/11
16h - Áurea Prates/Blue Banana
17:30h - Mary Design/Faven
19h - Cavalera/Rogério Lima
20:30h - Fause Haten

04/11
16h - Celso Afonso/Última Hora
17:30h - Apartamento 03/Cláudia Arbex
19h - Chouchou/Patachou
20:30h - Samuel Cirnansck
22h - Victor Dzenk

05/11
16h - UMA
17:30h - Camila Klein/Chicletes com Guaraná
19h - Patrícia Motta/Alessa
20:30h - Neon

Senac:as cinco faces do outono/inverno 2011

Na última semana, empresários do setor têxtil, lojistas, gerentes de produtos, modelistas e confeccionistas conferiram a 36ª edição do Senac Moda Informação, que apresentou as principais tendência do Outono/Iinverno 2011.

O evento, que aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo, teve início com a apresentação de Hiran Castelo, presidente do Conselho Nacional de Propaganda, que abordou o tema A sustentabilidade está na moda. Na sequência, Tatiana Putti, coordenadora da área de moda do Senac, falou sobre as cinco propostas para a próxima temporada.

São elas:

Arte Moderna com referência nas obras de Mondrian e Malevich. Nesse tema o preciosismo das formas geométricas resulta em modernidade.


Club Dandy resgata o universo masculino da alfaiataria para o público feminino. Traz o minimalismo dos anos 90 e os terninhos dos 80.


Dioríssimo conta com influência do seriado Mad Man, que mostra o final da década de 50 e o início dos anos 60.



Remake 70 tem como principal fio condutor o desejo de resgatar o maior contato com a natureza. É a mais forte aposta comercial.


Riff Rock remete aos roqueiros dos anos 70, 80 e 90. Conta com duas influências: eduardiana e vitoriana.

Fonte: São Paulo Prêt-a-Porter